
Partes da Suspensão do Carro: guia prático com 9 peças
A suspensão do carro é composta por diversas peças e componentes que dão estabilidade e segurança para um veículo.
Sem esse sistema de amortecimento, a condução dos carros seria muito mais desconfortável e até mesmo perigosa.
Por isso, é fundamental que a suspensão esteja sempre em ordem, sem peças danificadas que possam atrapalhar a funcionalidade do automóvel.
Porém, nem sempre é fácil encontrar onde está o defeito, não é mesmo?
Para evitar erros e acertar, nada melhor do que conhecer em detalhes todas as partes da suspensão do carro.
Confira a lista que preparamos com 9 partes da suspensão do carro e como cada uma opera no sistema de amortecimento.

1. Amortecedor

Acredite, muitos dos seus clientes acreditam que amortecedor e suspensão são a mesma coisa.
Na verdade, ele é o grande protagonista, mas não o único que compõem o sistema de amortecimento.
A peça tem como função principal controlar o movimento das molas e reduzir as oscilações (o famoso chacoalho) do carro.
Isso acontece porque o amortecedor absorve o impacto causado pelas irregularidades da pista ao trabalhar em conjunto com as molas para assegurar que o veículo se mantenha estável, sem “quicar” ao passar por buracos e lombadas.
O amortecedor também é essencial para os pneus ao garantir que eles se mantenham sempre em contato com o solo, fator fundamental para dar segurança e conforto ao dirigir.
Sua estrutura é composta por um tubo de metal que contém um pistão e fluido de lubrificação.
A peça é fixada na suspensão do veículo, com uma ponta conectada ao chassi e a outra presa na coluna da suspensão.
Os amortecedores são geralmente feitos de aço e outros materiais metálicos resistentes aos impactos e altas pressões que o sistema precisa lidar.
2. Molas

As molas são feitas de aço resistente e flexível, capaz de suportar o peso do carro.
Elas são responsáveis por sustentar o veículo e ajudar na absorção do impacto causado pelas irregularidades das ruas e estradas.
Seu trabalho é feito em conjunto com o amortecedor.
Vale mencionar que as molas podem ser de formato helicoidal ou de feixe.
O tipo helicoidal é mais comum nos veículos modernos, enquanto o de feixe é facilmente encontrado nos carros mais antigos.
Seja qual for o modelo, a função é a mesma: dar estabilidade e conforto.
As molas são instaladas nas colunas de suspensão, entre o chassi e a roda.
Elas também servem para evitar que a carroceria do veículo toque nas rodas, mesmo quando o carro passa por terrenos irregulares.
3. Braço oscilante (ou bandeja de suspensão)

O braço oscilante, também conhecido como bandeja de suspensão, é um dos componentes essenciais do sistema de suspensão.
Sua missão é conectar a coluna da suspensão (onde ficam as molas e amortecedores) com o chassi do carro.
A peça – feita de aço ou alumínio – é fixada na coluna por outro componente que você vai conhecer em breve: o pivô.
Voltando à função do braço, ele basicamente é um ponto de apoio do sistema, que garante que a suspensão se mova para cima e para baixo, facilitando a absorção de impacto e contribuindo para a estabilidade e segurança.
Inclusive, a bandeja de suspensão é indispensável para que o carro consiga fazer curvas e frenagens sem comprometer a dirigibilidade.
4. Buchas de borracha

As buchas de borracha são utilizadas para reduzir o atrito e o desgaste entre as partes metálicas móveis, como o braço oscilante e as colunas da suspensão.
Elas atuam para garantir movimentos suaves e sem ruídos na suspensão, algo que ocorre graças à capacidade de absorver vibrações causadas pelos impactos das rodas com o solo.
As buchas de borracha também atuam na estabilidade, ajudando a manter as partes do sistema de suspensão alinhadas e funcionando corretamente.
Esse tipo de peça é fabricada com borracha ou outro material sintético de alta resistência que seja capaz de suportar as forças envolvidas no movimento da suspensão.
Na hora da montagem,as buchas são fixadas na extremidade dos braços, do pivô e em outros componentes da suspensão para criar uma barreira de proteção contra o atrito entre os metais.
Além disso, as buchas ajudam a evitar o desgaste prematuro das peças, proporcionando uma condução mais silenciosa e confortável.
5. Pivô

O pivô também recebe o nome de junta esférica, e se trata de uma peça fundamental para a movimentação da suspensão e da direção do veículo.
Sua função é permitir que a coluna de suspensão gire em seu próprio eixo, gerando os movimentos das rodas durante a condução.
Isso significa que a peça atua diretamente na execução de manobras ao permitir que a caixa de direção empurre as rodas para a trajetória desejada.
O pivô é feito de aço ou outro material metálico de alta resistência, e é fixado na extremidade inferior do braço oscilante e na coluna de suspensão.
6. Coxim

O coxim é uma peça metálica revestida por borracha que é instalada no topo do amortecedor para fixá-lo no chassi do veículo e absorver o impacto gerado pelo próprio movimento da suspensão.
Além dessa tarefa, o coxim também faz com que a coluna de suspensão rotacione sem problemas conforme o volante é movimentado, algo indispensável para a condução segura e confortável do veículo (além de ser essencial para manobrar).
Essa peça da suspensão do carro costuma ser feita de um mix de metais e borracha de alta resistência para suportar a pressão e os impactos causados pelos movimentos da suspensão.
7. Barra estabilizadora

Pelo nome fica fácil entender qual é sua principal função, não é mesmo?
A barra estabilizadora serve justamente para manter o veículo estável ao longo da condução, especialmente em curvas e manobras.
A peça conecta as duas colunas de suspensão e gera um equilíbrio de forças entre as rodas, impedindo que a carroceria do veículo se incline excessivamente.
Dessa forma, a barra contribui para melhorar a aderência dos pneus, fator que eleva a segurança e o controle.
A barra estabilizadora deve ser fixada na carroceria do veículo com buchas, sendo que as colunas de suspensão devem estar ligadas a ela por meio de bieletas.
Feita de aço, a peça é bem rígida e transfere a força de um lado do veículo para o outro, reduzindo o efeito de torção.
8. Bieleta

A bieleta é uma peça metálica que conecta a barra estabilizadora às colunas de suspensão.
Ela transfere a força entre as duas colunas, permitindo que o sistema de suspensão se movimente de forma coordenada.
O componente também atua na redução das oscilações, especialmente em curvas, e melhora o desempenho do veículo em terrenos irregulares.
9. Manga de eixo

A manga de eixo é uma peça que conecta a suspensão da roda ao eixo de rotação para garantir que a roda gire e se movimente conforme as irregularidades da estrada.
Ela é responsável por suportar as forças vindas da direção e da suspensão, facilitando o movimento das rodas e mantendo elas sempre alinhadas ao chassi.
A manga de eixo também deve suportar os componentes de direção, como o pivô e o cubo da roda.
Feita de metal fundido, a peça é projetada para suportar grandes pressões e resistir ao desgaste.
Sua fixação é feita no chassi do veículo, sendo que uma extremidade precisa ser conectada ao braço oscilante e a outra ao cubo da roda.
Suspensão do carro em ordem?
Agora que você já conferiu e aprendeu um pouco mais sobre as partes de suspensão do carro, fica a nossa dica:
Fazer a manutenção desses componentes se torna muito mais fácil quando sua oficina é equipada com rampas e elevadores automotivos.
Essas ferramentas não só agilizam a rotina de trabalho como contribuem para a ergonomia dos mecânicos, a redução de acidentes e para a organização do pátio da oficina.
Entre em contato com a equipe da RW Elevadores, e tenha um processo de venda consultiva, onde os vendedores avaliam as necessidades do seu negócio e recomendam os melhores equipamentos automotivos.
Para ficar por dentro de novidades e informações úteis para seu dia a dia, não deixe de assinar nossa newsletter!