{"id":504,"date":"2025-01-25T18:48:10","date_gmt":"2025-01-25T21:48:10","guid":{"rendered":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/?p=504"},"modified":"2025-02-18T11:51:31","modified_gmt":"2025-02-18T14:51:31","slug":"partes-da-suspensao-do-carro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/partes-da-suspensao-do-carro\/","title":{"rendered":"Partes da Suspens\u00e3o do Carro: guia pr\u00e1tico com 9 pe\u00e7as"},"content":{"rendered":"\n

A suspens\u00e3o do carro \u00e9 composta por diversas pe\u00e7as e componentes que d\u00e3o estabilidade e seguran\u00e7a para um ve\u00edculo. <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Sem esse sistema de amortecimento, a condu\u00e7\u00e3o dos carros seria muito mais desconfort\u00e1vel e at\u00e9 mesmo perigosa. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, \u00e9 fundamental que a suspens\u00e3o esteja sempre em ordem, sem pe\u00e7as danificadas que possam atrapalhar a funcionalidade do autom\u00f3vel. <\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, nem sempre \u00e9 f\u00e1cil encontrar onde est\u00e1 o defeito<\/strong>, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/p>\n\n\n\n

Para evitar erros e acertar, nada melhor do que conhecer em detalhes todas as partes da suspens\u00e3o do carro<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Confira a lista que preparamos com 9 partes da suspens\u00e3o do carro<\/strong> e como cada uma opera no sistema de amortecimento. <\/p>\n\n\n\n

\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

1. Amortecedor<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

Acredite, muitos dos seus clientes acreditam que amortecedor e suspens\u00e3o s\u00e3o a mesma coisa. <\/p>\n\n\n\n

Na verdade, ele \u00e9 o grande protagonista, mas n\u00e3o o \u00fanico que comp\u00f5em o sistema de amortecimento.<\/p>\n\n\n\n

A pe\u00e7a tem como fun\u00e7\u00e3o principal controlar o movimento das molas e reduzir as oscila\u00e7\u00f5es<\/strong> (o famoso chacoalho) do carro.<\/p>\n\n\n\n

Isso acontece porque o amortecedor <\/strong>absorve o impacto causado pelas irregularidades da pista ao trabalhar em conjunto com as molas<\/strong> para assegurar que o ve\u00edculo se mantenha est\u00e1vel, sem \u201cquicar\u201d ao passar por buracos e lombadas.<\/p>\n\n\n\n

O amortecedor tamb\u00e9m \u00e9 essencial para os pneus<\/strong> ao garantir que eles se mantenham sempre em contato com o solo, fator fundamental para dar seguran\u00e7a e conforto ao dirigir. <\/p>\n\n\n\n

Sua estrutura \u00e9 composta por um tubo de metal que cont\u00e9m um pist\u00e3o e fluido de lubrifica\u00e7\u00e3o. <\/strong><\/p>\n\n\n\n

A pe\u00e7a \u00e9 fixada na suspens\u00e3o do ve\u00edculo, com uma ponta conectada ao chassi<\/strong> e a outra presa na coluna da suspens\u00e3o.<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

Os amortecedores s\u00e3o geralmente feitos de a\u00e7o e outros materiais met\u00e1licos resistentes aos impactos e altas press\u00f5es que o sistema precisa lidar.<\/p>\n\n\n\n

2. Molas<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

As molas s\u00e3o feitas de a\u00e7o resistente e flex\u00edvel<\/strong>, capaz de suportar o peso do carro.<\/p>\n\n\n\n

Elas s\u00e3o respons\u00e1veis por sustentar o ve\u00edculo e ajudar na absor\u00e7\u00e3o do impacto causado pelas irregularidades das ruas e estradas. <\/p>\n\n\n\n

Seu trabalho \u00e9 feito em conjunto com o amortecedor.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Vale mencionar que as molas podem ser de formato helicoidal ou de feixe.<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

O tipo helicoidal<\/strong> \u00e9 mais comum nos ve\u00edculos modernos, enquanto o de feixe<\/strong> \u00e9 facilmente encontrado nos carros mais antigos. <\/p>\n\n\n\n

Seja qual for o modelo, a fun\u00e7\u00e3o \u00e9 a mesma: dar estabilidade e conforto. <\/p>\n\n\n\n

As molas s\u00e3o instaladas nas colunas de suspens\u00e3o<\/strong>, entre o chassi e a roda.<\/p>\n\n\n\n

Elas tamb\u00e9m servem para evitar que a carroceria do ve\u00edculo toque nas rodas, mesmo quando o carro passa por terrenos irregulares. <\/p>\n\n\n\n

3. Bra\u00e7o oscilante (ou bandeja de suspens\u00e3o)<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

O bra\u00e7o oscilante, tamb\u00e9m conhecido como bandeja de suspens\u00e3o, \u00e9 um dos componentes essenciais do sistema de suspens\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Sua miss\u00e3o \u00e9 conectar a coluna da suspens\u00e3o (onde ficam as molas e amortecedores) com o chassi do carro<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n

A pe\u00e7a – feita de a\u00e7o ou alum\u00ednio – \u00e9 fixada na coluna por outro componente que voc\u00ea vai conhecer em breve: o piv\u00f4<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Voltando \u00e0 fun\u00e7\u00e3o do bra\u00e7o, ele basicamente \u00e9 um ponto de apoio do sistema<\/strong>, que garante que a suspens\u00e3o se mova para cima e para baixo, facilitando a absor\u00e7\u00e3o de impacto e contribuindo para a estabilidade e seguran\u00e7a. <\/p>\n\n\n\n

Inclusive, a bandeja de suspens\u00e3o \u00e9 indispens\u00e1vel para que o carro consiga fazer curvas e frenagens sem comprometer a dirigibilidade. <\/p>\n\n\n\n

4. Buchas de borracha<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

As buchas de borracha s\u00e3o utilizadas para reduzir o atrito e o desgaste entre as partes met\u00e1licas m\u00f3veis<\/strong>, como o bra\u00e7o oscilante e as colunas da suspens\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Elas atuam para garantir movimentos suaves e sem ru\u00eddos na suspens\u00e3o, algo que ocorre gra\u00e7as \u00e0 capacidade de absorver vibra\u00e7\u00f5es causadas pelos impactos das rodas com o solo. <\/p>\n\n\n\n

As buchas de borracha tamb\u00e9m atuam na estabilidade<\/strong>, ajudando a manter as partes do sistema de suspens\u00e3o alinhadas e funcionando corretamente. <\/p>\n\n\n\n

Esse tipo de pe\u00e7a \u00e9 fabricada com borracha ou outro material sint\u00e9tico de alta resist\u00eancia<\/strong> que seja capaz de suportar as for\u00e7as envolvidas no movimento da suspens\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Na hora da montagem,as buchas s\u00e3o fixadas na extremidade dos bra\u00e7os, do piv\u00f4 e em outros componentes da suspens\u00e3o para criar uma barreira de prote\u00e7\u00e3o contra o atrito entre os metais. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, as buchas ajudam a evitar o desgaste prematuro das pe\u00e7as<\/strong>, proporcionando uma condu\u00e7\u00e3o mais silenciosa e confort\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

5. Piv\u00f4<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

O piv\u00f4 tamb\u00e9m recebe o nome de junta esf\u00e9rica<\/strong>, e se trata de uma pe\u00e7a fundamental para a movimenta\u00e7\u00e3o da suspens\u00e3o e da dire\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

Sua fun\u00e7\u00e3o \u00e9 permitir que a coluna de suspens\u00e3o gire em seu pr\u00f3prio eixo<\/strong>, gerando os movimentos das rodas durante a condu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Isso significa que a pe\u00e7a atua diretamente na execu\u00e7\u00e3o de manobras ao permitir que a caixa de dire\u00e7\u00e3o empurre as rodas para a trajet\u00f3ria desejada. <\/p>\n\n\n\n

O piv\u00f4 \u00e9 feito de a\u00e7o ou outro material met\u00e1lico de alta resist\u00eancia<\/strong>, e \u00e9 fixado na extremidade inferior do bra\u00e7o oscilante e na coluna de suspens\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

6. Coxim<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

O coxim \u00e9 uma pe\u00e7a met\u00e1lica revestida por borracha que \u00e9 instalada no topo do amortecedor <\/strong>para fix\u00e1-lo no chassi do ve\u00edculo e absorver o impacto gerado pelo pr\u00f3prio movimento da suspens\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m dessa tarefa, o coxim tamb\u00e9m faz com que a coluna de suspens\u00e3o rotacione sem problemas conforme o volante \u00e9 movimentado, algo indispens\u00e1vel para a condu\u00e7\u00e3o segura e confort\u00e1vel do ve\u00edcul<\/strong>o (al\u00e9m de ser essencial para manobrar).<\/p>\n\n\n\n

Essa pe\u00e7a da suspens\u00e3o do carro costuma ser feita de um mix <\/em>de metais e borracha de alta resist\u00eancia para suportar a press\u00e3o e os impactos causados pelos movimentos da suspens\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

7. Barra estabilizadora<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

Pelo nome fica f\u00e1cil entender qual \u00e9 sua principal fun\u00e7\u00e3o, n\u00e3o \u00e9 mesmo? <\/p>\n\n\n\n

A barra estabilizadora serve justamente para manter o ve\u00edculo est\u00e1vel ao longo da condu\u00e7\u00e3o<\/strong>, especialmente em curvas e manobras.<\/p>\n\n\n\n

A pe\u00e7a conecta as duas colunas de suspens\u00e3o e gera um equil\u00edbrio de for\u00e7as entre as rodas, impedindo que a carroceria do ve\u00edculo se incline excessivamente. <\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, a barra contribui para melhorar a ader\u00eancia dos pneus<\/strong>, fator que eleva a seguran\u00e7a e o controle. <\/p>\n\n\n\n

A barra estabilizadora deve ser fixada na carroceria do ve\u00edculo com buchas, sendo que as colunas de suspens\u00e3o devem estar ligadas a ela por meio de bieletas.<\/p>\n\n\n\n

Feita de a\u00e7o, a pe\u00e7a \u00e9 bem r\u00edgida e transfere a for\u00e7a de um lado do ve\u00edculo para o outro, reduzindo o efeito de tor\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

8. Bieleta<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

A bieleta \u00e9 uma pe\u00e7a met\u00e1lica que conecta a barra estabilizadora \u00e0s colunas de suspens\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Ela transfere a for\u00e7a entre as duas colunas<\/strong>, permitindo que o sistema de suspens\u00e3o se movimente de forma coordenada. <\/p>\n\n\n\n

O componente tamb\u00e9m atua na redu\u00e7\u00e3o das oscila\u00e7\u00f5es, especialmente em curvas, e melhora o desempenho do ve\u00edculo em terrenos irregulares.<\/p>\n\n\n\n

9. Manga de eixo<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\"Partes<\/figure>\n\n\n\n

A manga de eixo \u00e9 uma pe\u00e7a que conecta a suspens\u00e3o da roda ao eixo de rota\u00e7\u00e3o para garantir que a roda gire e se movimente conforme as irregularidades da estrada. <\/p>\n\n\n\n

Ela \u00e9 respons\u00e1vel por suportar as for\u00e7as vindas da dire\u00e7\u00e3o e da suspens\u00e3o<\/strong>, facilitando o movimento das rodas e mantendo elas sempre alinhadas ao chassi. <\/p>\n\n\n\n

A manga de eixo tamb\u00e9m deve suportar os componentes de dire\u00e7\u00e3o, como o piv\u00f4 e o cubo da roda.<\/p>\n\n\n\n

Feita de metal fundido, a pe\u00e7a \u00e9 projetada para suportar grandes press\u00f5es e resistir ao desgaste. <\/p>\n\n\n\n

Sua fixa\u00e7\u00e3o \u00e9 feita no chassi do ve\u00edculo, sendo que uma extremidade precisa ser conectada ao bra\u00e7o oscilante e a outra ao cubo da roda. <\/p>\n\n\n\n

Suspens\u00e3o do carro em ordem?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Agora que voc\u00ea j\u00e1 conferiu e aprendeu um pouco mais sobre as partes de suspens\u00e3o do carro, fica a nossa dica: <\/p>\n\n\n\n

Fazer a manuten\u00e7\u00e3o desses componentes se torna muito mais f\u00e1cil quando sua oficina \u00e9 equipada com rampas<\/a> e elevadores automotivos<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Essas ferramentas n\u00e3o s\u00f3 agilizam a rotina de trabalho<\/strong> como contribuem para a ergonomia dos mec\u00e2nicos, a redu\u00e7\u00e3o de acidentes e para a organiza\u00e7\u00e3o do p\u00e1tio da oficina.<\/p>\n\n\n\n

Entre em contato com a equipe da RW Elevadores<\/strong><\/a>, e tenha um processo de venda consultiva<\/strong>, onde os vendedores avaliam as necessidades do seu neg\u00f3cio e recomendam os melhores equipamentos automotivos.<\/p>\n\n\n\n

Para ficar por dentro de novidades e informa\u00e7\u00f5es \u00fateis para seu dia a dia, n\u00e3o deixe de assinar nossa newsletter!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A suspens\u00e3o do carro \u00e9 composta por diversas pe\u00e7as e componentes que d\u00e3o estabilidade e seguran\u00e7a para um ve\u00edculo.  Sem … <\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":509,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[5],"tags":[],"class_list":["post-504","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-conhecimento-mecanico"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/504","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=504"}],"version-history":[{"count":7,"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/504\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":598,"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/504\/revisions\/598"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/media\/509"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=504"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=504"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=504"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}