Um dos segredos para ter uma oficina com boa reputa\u00e7\u00e3o e alto volume de clientes \u00e9 a transpar\u00eancia nos valores cobrados para cada servi\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n
Essa clareza n\u00e3o \u00e9 apenas uma quest\u00e3o de organiza\u00e7\u00e3o, mas tamb\u00e9m um direito do consumidor.<\/p>\n\n\n\n
Sua clientela precisa saber exatamente quanto custa cada pe\u00e7a e a m\u00e3o de obra aplicada, concorda?<\/p>\n\n\n\n
A presta\u00e7\u00e3o de contas pode ser feita por meio de um documento simples, mas essencial: o or\u00e7amento da oficina mec\u00e2nica.<\/strong><\/p>\n\n\n\n
Continue com a gente e descubra como montar um or\u00e7amento claro, organizado e transparente. Aproveite para conferir um exemplo pr\u00e1tico de or\u00e7amento<\/strong> para oficina mec\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n
O que voc\u00ea vai ver neste artigo:<\/p>\n
Vamos come\u00e7ar com o b\u00e1sico: <\/strong><\/p>\n\n\n\n
Pre\u00e7o <\/strong>\u00e9 quanto o cliente paga por um servi\u00e7o ou produto. <\/strong><\/p>\n\n\n\n
Valor <\/strong>representa os benef\u00edcios e a qualidade que o cliente recebe em troca.<\/p>\n\n\n\n
O pre\u00e7o \u00e9 o custo, enquanto o valor reflete elementos como a qualidade do trabalho, a experi\u00eancia do mec\u00e2nico, a garantia oferecida e at\u00e9 mesmo a confian\u00e7a que o cliente tem na oficina.<\/p>\n\n\n\n
Quer um exemplo? <\/strong>Imagine duas pe\u00e7as de freio, uma original e outra paralela.<\/p>\n\n\n\n
O pre\u00e7o da pe\u00e7a original \u00e9 mais alto, mas o valor tamb\u00e9m \u00e9 maior, pois inclui garantia, bom desempenho e seguran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n
J\u00e1 a pe\u00e7a mais barata tem um pre\u00e7o menor e um valor reduzido, pois n\u00e3o possui os mesmos padr\u00f5es de qualidade e seguran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n
Agora que voc\u00ea j\u00e1 compreendeu a diferen\u00e7a entre pre\u00e7o e valor, vamos falar de p\u00fablico-alvo. Para acertar nos or\u00e7amentos, \u00e9 essencial conhecer \u201cquem \u00e9 o seu cliente\u201d<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n
Isso importa porque o poder econ\u00f4mico<\/strong> e o perfil de exig\u00eancia<\/strong> dos seus clientes influenciam o valor a ser cobrado.<\/p>\n\n\n\n
Sua oficina atende carros de luxo?<\/p>\n\n\n\n
Ent\u00e3o, isso significa que sua equipe foi treinada para atender esses modelos, voc\u00ea utiliza ferramentas compat\u00edveis com os ve\u00edculos mais sofisticados e h\u00e1 um cuidado ainda maior com os carros, considerando o investimento que seus clientes fizeram.<\/p>\n\n\n\n
Isso reflete sua proposta de valor.<\/p>\n\n\n\n
Mas fica o aviso: <\/strong>atender um p\u00fablico mais simples ou focar em carros populares n\u00e3o significa deixar de lado o valor da sua oficina, apenas ser\u00e1 necess\u00e1rio ajustar os pre\u00e7os ao perfil do p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n
Conhecer o p\u00fablico e entender quanto ele est\u00e1 disposto a investir nos seus servi\u00e7os faz toda a diferen\u00e7a na hora de precificar e montar or\u00e7amentos.<\/p>\n\n\n\n
Bom, nem s\u00f3 de custo de pe\u00e7as se faz um or\u00e7amento, concorda? <\/p>\n\n\n\n
O pre\u00e7o de um servi\u00e7o tamb\u00e9m precisa contemplar o esfor\u00e7o da sua equipe, a famosa \u201cm\u00e3o de obra\u201d.<\/p>\n\n\n\n
Para acertar nos or\u00e7amentos, \u00e9 fundamental saber como calcular a m\u00e3o de obra da sua equipe. <\/p>\n\n\n\n
A conta pode ser um pouco complicada, ent\u00e3o n\u00e3o vamos nos aprofundar aqui. <\/p>\n\n\n\n
Mas n\u00e3o se preocupe, temos um artigo que explica em detalhes como calcular sua m\u00e3o de obra<\/a>.<\/p>\n\n\n\n
Conferir pre\u00e7os cobrados pela concorr\u00eancia n\u00e3o \u00e9 algo errado; na verdade, \u00e9 uma pr\u00e1tica comum em diversos nichos de mercado.<\/p>\n\n\n\n
Acredite, pesquisar \u00e9 essencial <\/strong>e, com certeza, seu concorrente j\u00e1 ligou para sua oficina para saber quanto voc\u00ea cobra em um servi\u00e7o (e talvez voc\u00ea nem tenha percebido).<\/p>\n\n\n\n
Resumindo: \u00e9 necess\u00e1rio conhecer os pre\u00e7os praticados pela concorr\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n
Isso \u00e9 fundamental para ter um par\u00e2metro <\/strong>e pode indicar se seus servi\u00e7os s\u00e3o baratos ou caros demais.<\/p>\n\n\n\n
Mas aten\u00e7\u00e3o:<\/strong> evite compara\u00e7\u00f5es entre oficinas de portes muito diferentes ou que atendem p\u00fablicos distintos. <\/p>\n\n\n\n
Foque em concorrentes mais pr\u00f3ximos da sua realidade<\/strong>, para ter uma no\u00e7\u00e3o sobre os pre\u00e7os praticados por quem entrega um valor semelhante ao seu.<\/p>\n\n\n\n
Saber quanto voc\u00ea deseja ganhar em um servi\u00e7o \u00e9 importante, mas, sem controle sobre os gastos, como acertar nos pre\u00e7os e garantir que n\u00e3o haja preju\u00edzos?<\/strong><\/p>\n\n\n\n
Sem clareza sobre suas despesas, sua oficina corre o risco de cobrar um valor que parece vantajoso a curto prazo, mas que n\u00e3o sustenta o neg\u00f3cio a longo prazo.<\/p>\n\n\n\n
Lembre-se: <\/strong>n\u00e3o existe precifica\u00e7\u00e3o bem feita sem ter no\u00e7\u00e3o de despesas e custos.<\/p>\n\n\n\n
Portanto, \u00e9 essencial mapear custos diretos e indiretos de cada servi\u00e7o, como materiais, m\u00e3o de obra, aluguel, energia el\u00e9trica<\/strong> e at\u00e9 mesmo o desgaste das ferramentas.<\/p>\n\n\n\n
A precis\u00e3o do seu or\u00e7amento passa pelo valor das pe\u00e7as envolvidas no servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n
S\u00f3 que n\u00e3o estamos falando s\u00f3 do quanto o item custa na revenda. <\/p>\n\n\n\n
O valor total dela inclui poss\u00edveis despesas de frete <\/strong>e at\u00e9 mesmo os impostos aplic\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n
Ao montar seu or\u00e7amento, tenha em mente quais ser\u00e3o as pe\u00e7as necess\u00e1rias para executar. <\/p>\n\n\n\n
Isso ajuda a dar clareza sobre o pre\u00e7o e demonstra seu esfor\u00e7o em dar transpar\u00eancia <\/strong>para o cliente.<\/p>\n\n\n\n
Pense com a gente: n\u00e3o \u00e9 muito melhor para o cliente saber exatamente quais pe\u00e7as v\u00e3o ser necess\u00e1rias, mesmo que isso gere um or\u00e7amento de valor mais alto? <\/p>\n\n\n\n
Isso \u00e9 bem melhor e mais honesto<\/strong> do que apresentar um or\u00e7amento e avisar o cliente na hora da entrega do carro que foi preciso incluir mais pe\u00e7as do que o previsto. <\/p>\n\n\n\n
Nessa situa\u00e7\u00e3o, um cliente mais desconfiado pode achar que est\u00e1 sendo v\u00edtima do famoso \u201cempurr\u00f4metro de mec\u00e2nico\u201d<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n
Voc\u00ea n\u00e3o precisa passar por situa\u00e7\u00f5es como essa concorda? <\/p>\n\n\n\n
Ent\u00e3o, descreva no or\u00e7amento cada pe\u00e7a usada e o valor para a troca de cada uma. <\/p>\n\n\n\n
Tem oficina que prefere cobrar por tipo de servi\u00e7o enquanto outras se baseiam no valor hora da equipe para estipular o pre\u00e7o cobrado do cliente.<\/p>\n\n\n\n
N\u00e3o existe certo ou errado.<\/strong><\/p>\n\n\n\n
Seja qual for a sua escolha, o importante \u00e9 ter um c\u00e1lculo confi\u00e1vel <\/strong>sobre a hora de trabalho para evitar preju\u00edzos ou pre\u00e7os exorbitantes. <\/p>\n\n\n\n
Outro ponto a se pensar:<\/strong> mesmo que voc\u00ea seja super experiente, \u00e9 dif\u00edcil saber quanto tempo um servi\u00e7o vai levar, afinal, tudo depende do estado de conserva\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo. <\/p>\n\n\n\n
Sempre existe aquele cliente que parece ter um problema simples, mas tem uma verdadeira bomba de quatro rodas para voc\u00ea desarmar, concorda? <\/p>\n\n\n\n
E como voc\u00ea vai cobrar dessa pessoa o mesmo que cobra de outro motorista que mant\u00e9m o carro em ordem?<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 injusto com o motorista cuidadoso e com a sua equipe, que vai trabalhar bem mais sem ganhar mais por isso.<\/p>\n\n\n\n
Tenha essas situa\u00e7\u00f5es em mente caso opte pela cobran\u00e7a por hora. <\/strong><\/p>\n\n\n\n
E n\u00e3o se esque\u00e7a tamb\u00e9m que essa modalidade de cobran\u00e7a pode gerar menos confian\u00e7a para o cliente. <\/p>\n\n\n\n
A clientela pode simplesmente pensar que sua oficina demora mais para executar o servi\u00e7o para receber valores mais altos. <\/p>\n\n\n\n
\u00c9 por essas e outras que a maioria das oficinas costuma cobrar por servi\u00e7o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n
Dessa forma, \u00e9 poss\u00edvel dar mais clareza aos gastos, sendo poss\u00edvel praticar pre\u00e7os mais tabelados e f\u00e1ceis de calcular. <\/p>\n\n\n\n
Voc\u00ea trabalha para ter dinheiro no bolso, certo? <\/p>\n\n\n\n
E dinheiro no seu bolso nada mais \u00e9 do que o lucro <\/strong>que a oficina rendeu. <\/p>\n\n\n\n
Portanto, n\u00e3o existe or\u00e7amento de oficina bem feito sem que haja no\u00e7\u00e3o sobre a margem de lucro. <\/p>\n\n\n\n
Mas, como saber o que \u00e9 realmente lucro?<\/p>\n\n\n\n
Para isso, voc\u00ea pode usar o markup<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n
O markup \u00e9 um c\u00e1lculo usado para determinar pre\u00e7os<\/strong> com base nos custos fixos e vari\u00e1veis da oficina, os custos de compra de itens envolvidos no servi\u00e7o e a margem de lucro aplicada. <\/p>\n\n\n\n
Se o c\u00e1lculo d\u00e1 positivo, isso significa que sua oficina est\u00e1 lucrando com o procedimento, se der negativo, \u00e9 hora de rever alguns fatores, como margem de lucro desejada ou os custos envolvidos. <\/p>\n\n\n\n
Vamos considerar um exemplo de servi\u00e7o de alinhamento de rodas<\/strong>, comum em oficinas. Para calcular o or\u00e7amento, utilizaremos o markup com base nos custos espec\u00edficos e a f\u00f3rmula mencionada.<\/p>\n\n\n\n
O c\u00e1lculo funciona assim:<\/p>\n\n\n\n
Despesas Fixas (DF)<\/strong>: 15% (representando aluguel, energia, sal\u00e1rios, etc.)<\/p>\n\n\n\n
Despesas Vari\u00e1veis (DV)<\/strong>: 5% (representando taxas sobre vendas, comiss\u00f5es, etc.)<\/p>\n\n\n\n
Margem de Lucro (ML)<\/strong>: 20% (o quanto voc\u00ea quer ganhar pelo servi\u00e7o)<\/p>\n\n\n\n
Em seguida, somamos as porcentagens definidas e subtra\u00edmos do total (100):<\/p>\n\n\n\n
Ent\u00e3o, chegaremos ao nosso markup para o alinhamento de rodas. No caso, o markup ficou em 1,67<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n
Ok, mas quanto devo cobrar pelo servi\u00e7o?<\/p>\n\n\n\n
Agora, \u00e9 s\u00f3 fazer o c\u00e1lculo de pre\u00e7o de venda, multiplicando o custo do servi\u00e7o (no exemplo, ser\u00e1 de R$ 50) pelo markup.<\/p>\n\n\n\n
Pronto!<\/p>\n\n\n\n
O pre\u00e7o de venda ideal para cobrir as despesas e alcan\u00e7ar a margem de lucro no servi\u00e7o de alinhamento de rodas \u00e9 de R$ 83,33<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n
Assim, voc\u00ea garante que n\u00e3o vai ter preju\u00edzos<\/strong> e ainda vai colocar no bolso a quantia desejada para o servi\u00e7o valer a pena.<\/p>\n\n\n\n
Sabe uma coisa que afeta o or\u00e7amento e pouca gente leva em considera\u00e7\u00e3o? <\/p>\n\n\n\n
O meio de pagamento.<\/p>\n\n\n\n
Caso o cliente pague no dinheiro ou no pix<\/strong>, o valor \u00e9 integralmente revertido para a oficina, portanto, a margem \u00e9 maior. <\/p>\n\n\n\n
J\u00e1 ao pagar com cart\u00f5es ou boleto, h\u00e1 uma taxa a ser paga para o banco <\/strong>emissor do boleto e para a bandeira do cart\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Isso significa que parte do valor recebido do cliente ser\u00e1 destinado para essas cobran\u00e7as e seu faturamento ser\u00e1 menor.<\/p>\n\n\n\n
Tenha em mente as porcentagens cobradas <\/strong>pelas maquininhas de cart\u00e3o e na emiss\u00e3o dos boletos no momento de fazer or\u00e7amento. <\/p>\n\n\n\n
Caso voc\u00ea queira \u201crecuperar\u201d esse valor gasto com despesas banc\u00e1rias, ser\u00e1 necess\u00e1rio alertar o cliente que existe uma diferen\u00e7a de valor<\/strong> na compra via pix e dinheiro e no pagamento via cart\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n
Isso \u00e9 importante pois o cliente precisa saber sobre essas diferen\u00e7as para tomar a decis\u00e3o que mais lhe agrada. <\/p>\n\n\n\n
Voc\u00ea d\u00e1 garantia para seu servi\u00e7o? <\/p>\n\n\n\n
Isso significa que, em caso de problemas, a oficina vai \u201ctrabalhar de gra\u00e7a\u201d para ajustar a ocorr\u00eancia, certo?<\/p>\n\n\n\n
S\u00f3 que isso n\u00e3o precisa ser t\u00e3o de gra\u00e7a assim<\/em>. <\/p>\n\n\n\n
Como nem todo mundo d\u00e1 garantia e voc\u00ea utiliza essa pr\u00e1tica, isso demonstra que seu valor agregado \u00e9 maior, portanto, isso deve se refletir no pre\u00e7o cobrado.<\/strong><\/p>\n\n\n\n
Sim, n\u00e3o \u00e9 pecado cobrar um pouco mais do que seu concorrente que n\u00e3o oferece garantia! <\/p>\n\n\n\n
Mas tome cuidado para n\u00e3o exagerar nessa precifica\u00e7\u00e3o e tornar seu pre\u00e7o muito mais alto. <\/p>\n\n\n\n
Se voc\u00ea n\u00e3o \u00e9 bom com n\u00fameros ou tem dificuldade de fazer os c\u00e1lculos e controles de despesa, sua melhor op\u00e7\u00e3o \u00e9 contar com aux\u00edlio da tecnologia<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n
Veja tamb\u00e9m: Oficina pode reter ve\u00edculo por falta de pagamento? Veja o que diz a lei<\/a><\/strong><\/p>\n\n\n\n
Depois de ler todos esses detalhes sobre or\u00e7amento para oficinas mec\u00e2nicas, \u00e9 prov\u00e1vel que voc\u00ea pense que isso \u00e9 complexo demais ou d\u00e1 muito trabalho, por\u00e9m, convidamos para uma reflex\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n
Como voc\u00ea vai sustentar seu neg\u00f3cio e fazer com que a oficina cres\u00e7a sem cobrar o que \u00e9 justo? <\/strong><\/p>\n\n\n\n
Clareza em pre\u00e7os \u00e9 um direito do consumidor, al\u00e9m de ser um conhecimento fundamental para organizar as finan\u00e7as e tomar decis\u00f5es importantes, como contratar mais pessoas, reduzir gastos desnecess\u00e1rios e at\u00e9 negociar com fornecedores.<\/p>\n\n\n\n
Por isso, fica a dica:<\/strong> vale a pena dedicar um tempo nesses c\u00e1lculos para oferecer ao seu cliente transpar\u00eancia, assertividade e bom custo-benef\u00edcio (isso sem falar no seu retorno financeiro, \u00e9 claro!).<\/p>\n\n\n\n
Se voc\u00ea gostou das nossas dicas, n\u00e3o deixe de se inscrever na nossa newsletter para receber outras informa\u00e7\u00f5es essenciais para cuidar bem do seu neg\u00f3cio!<\/p>\n\n\n\n
Agora, se voc\u00ea est\u00e1 em busca de equipamentos para modernizar sua oficina, entre em contato conosco. <\/p>\n\n\n\n
A RW<\/a> \u00e9 especialista em elevadores e equipamentos automotivos para oficinas. <\/p>\n\n\n\n