{"id":1457,"date":"2025-05-23T11:22:31","date_gmt":"2025-05-23T14:22:31","guid":{"rendered":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/?p=1457"},"modified":"2025-05-23T11:26:26","modified_gmt":"2025-05-23T14:26:26","slug":"como-montar-um-auto-center","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/elevadoresrw.com.br\/blog\/como-montar-um-auto-center\/","title":{"rendered":"Como montar um Auto Center lucrativo? Guia Completo (2025)"},"content":{"rendered":"\n
Se voc\u00ea est\u00e1 querendo empreender no setor de mec\u00e2nica automotiva, n\u00f3s temos uma boa not\u00edcia: existe muita demanda dispon\u00edvel para trabalhar, faturar e construir uma marca forte.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Segundo dados do <\/strong>Sindirepa (<\/strong>S<\/strong>indicato das Empresas de Repara\u00e7\u00e3o Automotiva)<\/strong><\/a>, a raz\u00e3o entre oficinas e carros no Brasil gira em torno de 650 ve\u00edculos para cada estabelecimento dispon\u00edvel no pa\u00eds! <\/strong><\/p>\n\n\n\n Ou seja, n\u00e3o \u00e9 por falta de cliente que seu neg\u00f3cio n\u00e3o vai dar certo, concorda? <\/p>\n\n\n\n Mas aqui entra um ponto de aten\u00e7\u00e3o: n\u00e3o adianta apenas abrir as portas e esperar que os clientes cheguem at\u00e9 voc\u00ea.<\/p>\n\n\n\n Saber como montar um auto center lucrativo \u00e9 fundamental.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Isso significa que antes de come\u00e7ar sua jornada como empreendedor, \u00e9 preciso conhecer algumas informa\u00e7\u00f5es que orientam o seu caminho e ajudam voc\u00ea a evitar erros. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Para ajudar, criamos este guia com 14 passos para voc\u00ea saber como montar um auto center e come\u00e7ar os neg\u00f3cios com o p\u00e9 direito! <\/p>\n\n\n\n Auto centers costumam ser oficinas que oferecem um amplo leque de servi\u00e7os aos clientes. <\/p>\n\n\n\n Os principais s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n Para come\u00e7ar seu neg\u00f3cio, defina quais servi\u00e7os ser\u00e3o oferecidos. <\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea est\u00e1 iniciando com pouco dinheiro, comece com servi\u00e7os essenciais<\/strong> e v\u00e1 ampliando sua oferta de solu\u00e7\u00f5es ao longo do tempo.<\/p>\n\n\n\n A defini\u00e7\u00e3o do p\u00fablico-alvo \u00e9 fator de sucesso para qualquer neg\u00f3cio lucrativo. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Para identificar qual \u00e9 o seu tipo de cliente, leve em considera\u00e7\u00e3o alguns fatores como:<\/p>\n\n\n\n Vamos a um exemplo: <\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea tem um auto center focado em manuten\u00e7\u00e3o de carros esportivos, com certeza seu p\u00fablico possui uma renda mais alta e mora nos bairros mais nobres da cidade. <\/p>\n\n\n\n \u201c\u00c9 f\u00e1cil dar essa dica, dif\u00edcil \u00e9 realmente saber quem \u00e9 o p\u00fablico!\u201d. <\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea teve essa sensa\u00e7\u00e3o, calma que a gente explica ainda mais.<\/p>\n\n\n\n Primeiro, pense nos carros que voc\u00ea pretende atender. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Os modelos s\u00e3o \u00f3timos indicativos de poder aquisitivo (afinal, a gente sabe que os carros est\u00e3o com pre\u00e7os bem altos, especialmente os mais luxuosos).<\/p>\n\n\n\n Depois de pensar no tipo de carro que sua oficina est\u00e1 pronta para atender, pense na localiza\u00e7\u00e3o. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Olhe as casas ao redor, busque valores de im\u00f3veis para compra e aluguel. <\/p>\n\n\n\n Isso tudo vai te ajudar a entender um pouco sobre a renda m\u00ednima necess\u00e1ria para morar ali perto.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Por fim, fa\u00e7a uma pequena consulta com seus primeiros clientes. <\/p>\n\n\n\n Pe\u00e7a para eles preencherem uma ficha de cadastro com alguns dados como endere\u00e7o e profiss\u00e3o<\/strong> para que voc\u00ea possa juntar algumas informa\u00e7\u00f5es importantes.<\/p>\n\n\n\n Sabendo o modelo do carro, a profiss\u00e3o de alguns clientes e o endere\u00e7o deles, voc\u00ea come\u00e7a a ter alguma no\u00e7\u00e3o sobre o p\u00fablico que voc\u00ea j\u00e1 est\u00e1 atraindo!<\/p>\n\n\n\n O local onde o auto center vai ser instalado faz muita diferen\u00e7a no seu potencial de atra\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Nossa dica \u00e9: escolha um local que ofere\u00e7a um espa\u00e7o amplo, tenha f\u00e1cil acesso para ve\u00edculos e que fa\u00e7a sentido para seu p\u00fablico-alvo.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Imagine que voc\u00ea vai abrir um auto center focado em linha pesada e tem 2 pontos \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n Um que fica no meio de uma avenida super movimentada do centro da cidade<\/strong> e outro que fica \u00e0s margens da rodovia mais importante da cidade.<\/strong> <\/p>\n\n\n\n Agora, responda: em qual desses dois lugares \u00e9 mais f\u00e1cil encontrar caminh\u00f5es circulando? <\/p>\n\n\n\n Em qual das op\u00e7\u00f5es os caminh\u00f5es ter\u00e3o mais espa\u00e7o para entrar e sair do p\u00e1tio da oficina? <\/p>\n\n\n\n Com certeza n\u00e3o \u00e9 no meio do centro da cidade, concorda?<\/p>\n\n\n\n Esse exemplo demonstra como a escolha do local \u00e9 estrat\u00e9gica<\/strong> para captar clientes e tamb\u00e9m para facilitar o acesso ao seu estabelecimento. <\/p>\n\n\n\n Uma m\u00e1 escolha pode dificultar muito seus resultados, por isso, pense bem antes de fechar a compra ou loca\u00e7\u00e3o de um im\u00f3vel. <\/p>\n\n\n\n Antes de bater o martelo sobre a localiza\u00e7\u00e3o do seu neg\u00f3cio, avalie qual \u00e9 o tamanho da concorr\u00eancia ao seu redor. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Em muitos casos, vale buscar um local mais afastado, mas que tenha menos oficinas por perto.<\/p>\n\n\n\n Em outros, n\u00e3o vai ter como fugir da concorr\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n Um exemplo s\u00e3o ret\u00edficas de caminh\u00f5es, que costumam ficam na beira de estrada, sendo muito comum ver uma ao lado da outra. <\/p>\n\n\n\n Nesse caso, ser vizinho do concorrente acaba sendo normal, mas dentro da cidade voc\u00ea consegue ter mais alternativas para evitar esse tipo de situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o tem como montar um auto center lucrativo sem ficar atento ao vai e vem do dinheiro. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea precisa de muita aten\u00e7\u00e3o com o fluxo de entradas e sa\u00eddas<\/strong> para avaliar a sa\u00fade financeira do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Para n\u00e3o perder o controle das coisas, anote tudo! <\/strong><\/p>\n\n\n\n Seja em uma planilha, em um caderno ou sistema para oficinas<\/a>, o importante \u00e9 manter o controle para fazer corre\u00e7\u00f5es de rota nos gastos e evitar o famoso \u201cvermelho\u201d.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Mas n\u00e3o basta ficar atento \u00e0s contas, voc\u00ea tamb\u00e9m precisa ir atr\u00e1s de solu\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas. <\/p>\n\n\n\n Na hora de encomendar uma maquinha de cart\u00e3o, por exemplo, orce e negocie com diferentes empresas para escolher o melhor fornecedor. <\/p>\n\n\n\n Esse \u00e9 um mercado que tem bastante flexibilidade para negociar valores de taxa para cart\u00e3o e juros para antecipar receb\u00edveis. <\/p>\n\n\n\n Tudo isso parece apenas um pequeno detalhe, mas faz muita diferen\u00e7a ao longo do ano.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Nomes fantasia – as famosas marcas – existem por uma raz\u00e3o muito simples: elas ajudam as pessoas a lembrarem do seu neg\u00f3cio. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Por isso, a escolha do nome precisa de cuidado e aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Ao batizar seu auto center, tome cuidado para n\u00e3o escolher um nome usado por concorrente<\/strong> e fa\u00e7a uma escolha f\u00e1cil de memorizar ou que tenha uma boa sonoridade.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Quanto mais simples e marcante for sua marca, mais memor\u00e1vel ela ser\u00e1. <\/strong><\/p>\n\n\n\n E quanto mais memor\u00e1vel ela for, mais f\u00e1cil ser\u00e1 para os clientes lembrarem de voc\u00ea quando precisarem de servi\u00e7os automotivos.<\/p>\n\n\n\n Sabe quando seu time joga e voc\u00ea v\u00ea aquele lateral-esquerdo horroroso que n\u00e3o sabe marcar nem cruzar? <\/p>\n\n\n\n Bom, voc\u00ea n\u00e3o quer uma pe\u00e7a como essa de titular no seu auto center<\/strong>, certo?<\/p>\n\n\n\n Para evitar esse tipo de problema, seja rigoroso na contrata\u00e7\u00e3o. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Avalie curr\u00edculos, pe\u00e7a demonstra\u00e7\u00e3o de experi\u00eancia pr\u00e9via no mercado de repara\u00e7\u00e3o<\/strong>, converse com antigos empregadores e fa\u00e7a uma entrevista para conhecer melhor a pessoa.<\/p>\n\n\n\n Tudo isso \u00e9 fundamental para evitar erros de contrata\u00e7\u00e3o de mec\u00e2nicos<\/a>, fator que pode minar a confian\u00e7a dos clientes nos seus servi\u00e7os e gerar um grande gasto.<\/p>\n\n\n\n Afinal, demitir um funcion\u00e1rio mal contratado vai custar mais caro do que investir em um bom recrutamento.<\/p>\n\n\n\n Saiba mais: <\/strong>Como contratar um Mec\u00e2nico Automotivo? 6 dicas estrat\u00e9gicas<\/strong><\/a><\/p>\n\n\n\n Equipamentos e ferramentas modernas s\u00e3o muito \u00fateis<\/strong> para agilizar as tarefas do dia a dia e assegurar que os servi\u00e7os sejam bem executados. <\/p>\n\n\n\n No entanto, voc\u00ea n\u00e3o precisa sair comprando tudo de uma vez.<\/p>\n\n\n\n Comece pequeno, compre o essencial e v\u00e1 ampliando aos poucos conforme o caixa da empresa ficar mais robusto. <\/p>\n\n\n\n Outro ponto importante: invista naquilo que voc\u00ea realmente vai usar. <\/p>\n\n\n\n Por exemplo, se o seu neg\u00f3cio \u00e9 um auto center focado em troca de \u00f3leo, uma rampa de alinhamento<\/strong><\/a> ou um elevador automotivo<\/strong><\/a> \u00e9 essencial, mas um guincho para sustentar blocos de motor n\u00e3o ser\u00e1 t\u00e3o necess\u00e1rio assim. <\/p>\n\n\n\n Evite comprar equipamentos n\u00e3o essenciais no come\u00e7o para que voc\u00ea n\u00e3o tenha um custo inicial muito alto. <\/p>\n\n\n\n Saiba mais: <\/strong>Equipamentos para Auto Center: 6 escolhas indispens\u00e1veis<\/strong><\/a><\/p>\n\n\n\n Uma das dicas mais importantes sobre como montar um auto center lucrativo tem rela\u00e7\u00e3o com fornecedores. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea n\u00e3o precisa de empresas que vendem para seu neg\u00f3cio. Voc\u00ea precisa de parceiros que est\u00e3o ao seu lado. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Por isso, fa\u00e7a uma boa pesquisa antes de negociar. <\/p>\n\n\n\n Verifique a reputa\u00e7\u00e3o da empresa, as condi\u00e7\u00f5es de pagamento, opini\u00f5es de clientes e at\u00e9 mesmo as queixas no famoso \u201cReclame Aqui\u201d. <\/p>\n\n\n\n1. Defina os servi\u00e7os que ir\u00e1 oferecer<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
<\/ol>\n\n\n\n
\n
2. Defina e conhe\u00e7a o seu p\u00fablico-alvo<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
\n
3. Escolha uma localiza\u00e7\u00e3o estrat\u00e9gica<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
4. Confira a concorr\u00eancia local<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
5. N\u00e3o esque\u00e7a da parte financeira<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/ol>\n\n\n\n
6. Defina um nome estrat\u00e9gico<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
<\/ol>\n\n\n\n
7. Contrate os funcion\u00e1rios certos<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
<\/ol>\n\n\n\n
8. Compre equipamentos bons e que voc\u00ea realmente ir\u00e1 utilizar<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/ol>\n\n\n\n
9. Na hora de equipar o auto center, busque bons fornecedores<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
<\/ol>\n\n\n\n