Fachada de Oficina Mecânica: 7 dicas para projetar a sua

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Isso vale para relacionamentos interpessoais, para produtos e para quaisquer estabelecimentos!

Você já deve ter se perguntado: por que o McDonald’s gasta tanto dinheiro na sua identidade visual? 

É para que os clientes sintam uma conexão ao ver um de seus restaurantes pelas ruas e, talvez, aquela vontade de ir comer um Big Mac.

Isso vale para qualquer produto – inclusive para fachada de oficina mecânica!

Ao montar a fachada da sua oficina mecânica, você deve pensar em uma série de detalhes visuais que chamem a atenção de quem ainda não conhece seus serviços.

Para ajudar você, montamos uma lista com 7 fatores que você deve considerar ao projetar a fechada da sua oficina mecânica.

Confira!

7 fatores para considerar ao fazer a fachada de oficina mecânica

7 fatores para considerar ao fazer a fachada de oficina mecânica

1. Coloque o logo da oficina mecânica estrategicamente

Um nome chamativo e um logo que contribua para essa construção de marca na mente das pessoas são essenciais.

Assim como no exemplo do McDonald’s, o logo deve estar posicionado estrategicamente:

  • Em letreiros;
  • Faixas;
  • Materiais tridimensionais;
  • Ou pintura

Para esse trabalho, vale contar com um designer que criará essa identidade visual, o logo e até o nome que será seu cartão de visitas dali para frente.

2. Atenção para as indicações de cores para fachada de oficina mecânica

As cores têm um papel muito importante na publicidade.

Não existe uma regra fixa, mas a grande maioria das oficinas utiliza o amarelo e o vermelho.

O azul pode ser uma boa opção também, já que costuma comunicar confiança e força.

Já as cores como verde e roxo não combinam muito com esse tipo de negócio. 

O verde traz um significado muito ligado à saúde, por exemplo, e o roxo à imaginação.

A Suvinil, famosa marca de tintas, por exemplo, aposta no amarelo, laranja e vermelho em sua identidade visual: três cores que comunicam otimismo e energia, tudo a ver com pintar a casa!

3. A fachada deve refletir o estilo da sua oficina

Depois que você decide a identidade visual e o estilo da sua oficina, a fachada deve refletir isso.

Há diversos estilos que você pode seguir:

Um estilo mais clean (limpo), sem adereços, com tijolos à vista. 

E para dar um toque diferente, aplicar um letreiro luminoso com o nome ou a sua marca.

Ou então um estilo clássico e vintage, chamando atenção para a fachada. 

Uma oficina com vidros grandes, contribuindo para a iluminação interna e deixando em evidência os produtos comercializados e os serviços prestados na oficina é uma boa ideia.

O contêiner, por exemplo, é uma opção sustentável e que pode chamar a atenção para sua oficina.

Se você ainda não conhece o Pinterest, o catálogo mundial de ideias, é uma ótima hora de explorar! 

É só digitar “oficina mecânica” e você verá diversos estilos de fachada para se inspirar.

4. Escolha uma iluminação que valorize a fachada

A iluminação faz toda a diferença na hora de construir a fachada da sua oficina.

Luzes no letreiro, por exemplo, chamam ainda mais atenção e facilitam para que pessoas vejam sua oficina mesmo distantes.

Instale luzes que iluminem o nome, o logotipo e a entrada da oficina.

A dica aqui é utilizar lâmpadas de LED ou letreiros Neon, dependendo do estilo adotado.

5. Destaque os principais serviços oferecidos

Além da identidade visual da sua oficina mecânica, é importante que os clientes saibam o que você oferece ali.

Porém, faça isso de forma inteligente – informação demais vai deixar a fachada poluída.

Ah, e é essencial que seu telefone ou meio de contato principal esteja exposto!

6. Opte por materiais de alta durabilidade

Lembre-se que a fachada fica exposta ao vento, sol, chuva, poeira… 

Então investir em materiais de alta durabilidade, como acrílico e plástico, por exemplo, pode fazer a diferença em manutenções futuras.

Fique atento se utilizar metais e madeiras, que são materiais mais suscetíveis às mudanças climáticas.

7. Disponibilize vagas para carros e acessibilidade

Estamos falando de uma oficina mecânica, e é esperado que a maioria dos clientes vá de carro, certo?

Por isso mesmo você deve investir em espaço para vagas de carro e também pensar na acessibilidade.

Há vagas para idosos? Para gestantes? Pessoas com deficiência? 

Esse tipo de consideração pode fazer a diferença na hora de atrair a clientela.

Por que investir na fachada da minha oficina mecânica?

Como já deu para perceber, investir na fachada da oficina mecânica ajuda a passar credibilidade com sua marca e atrair mais clientes.

Além de um bom investimento inicial, é muito importante que você preserve a fachada, sempre cuidando para deixá-la intacta.

Afinal, ela serve como um cartão postal para quem a vê somente do lado de fora e pode apostar que se a fachada não for convidativa, os futuros clientes não vão nem querer parar.

Julgue o livro pela capa, sim!

Saiu inspirado para começar uma reforma na fachada da sua oficina mecânica?

Então, mãos à obra! É hora de definir o estilo e uma identidade visual e fazer o seu negócio girar.

Tem mais dicas sobre a fachada de oficinas mecânicas ou quer dividir alguma experiência relacionada ao assunto? Divida com a gente nos comentários!

Ah, e se quer receber mais conteúdos como esse, não deixe de se inscrever na nossa newsletter! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.