
Como montar um Auto Center lucrativo? Guia Completo (2025)
Se você está querendo empreender no setor de mecânica automotiva, nós temos uma boa notícia: existe muita demanda disponível para trabalhar, faturar e construir uma marca forte.
Segundo dados do Sindirepa (Sindicato das Empresas de Reparação Automotiva), a razão entre oficinas e carros no Brasil gira em torno de 650 veículos para cada estabelecimento disponível no país!
Ou seja, não é por falta de cliente que seu negócio não vai dar certo, concorda?
Mas aqui entra um ponto de atenção: não adianta apenas abrir as portas e esperar que os clientes cheguem até você.
Saber como montar um auto center lucrativo é fundamental.
Isso significa que antes de começar sua jornada como empreendedor, é preciso conhecer algumas informações que orientam o seu caminho e ajudam você a evitar erros.
Para ajudar, criamos este guia com 14 passos para você saber como montar um auto center e começar os negócios com o pé direito!
1. Defina os serviços que irá oferecer
Auto centers costumam ser oficinas que oferecem um amplo leque de serviços aos clientes.
Os principais são:
- Troca de óleo;
- Alinhamento e balanceamento;
- Reparos de componentes elétricos;
- Troca de pneus;
- Substituição de bateria;
- Manutenção do ar-condicionado;
- Revisão e troca de freios.
Para começar seu negócio, defina quais serviços serão oferecidos.
Se você está iniciando com pouco dinheiro, comece com serviços essenciais e vá ampliando sua oferta de soluções ao longo do tempo.
2. Defina e conheça o seu público-alvo

A definição do público-alvo é fator de sucesso para qualquer negócio lucrativo.
Para identificar qual é o seu tipo de cliente, leve em consideração alguns fatores como:
- Localização da sua oficina;
- Tipo de serviço oferecido;
- Tipo de veículo no qual sua mão de obra é especializada;
- Renda média da cidade (ou do bairro onde seu auto center está).
Vamos a um exemplo:
Se você tem um auto center focado em manutenção de carros esportivos, com certeza seu público possui uma renda mais alta e mora nos bairros mais nobres da cidade.
“É fácil dar essa dica, difícil é realmente saber quem é o público!”.
Se você teve essa sensação, calma que a gente explica ainda mais.
Primeiro, pense nos carros que você pretende atender.
Os modelos são ótimos indicativos de poder aquisitivo (afinal, a gente sabe que os carros estão com preços bem altos, especialmente os mais luxuosos).
Depois de pensar no tipo de carro que sua oficina está pronta para atender, pense na localização.
Olhe as casas ao redor, busque valores de imóveis para compra e aluguel.
Isso tudo vai te ajudar a entender um pouco sobre a renda mínima necessária para morar ali perto.
Por fim, faça uma pequena consulta com seus primeiros clientes.
Peça para eles preencherem uma ficha de cadastro com alguns dados como endereço e profissão para que você possa juntar algumas informações importantes.
Sabendo o modelo do carro, a profissão de alguns clientes e o endereço deles, você começa a ter alguma noção sobre o público que você já está atraindo!
3. Escolha uma localização estratégica
O local onde o auto center vai ser instalado faz muita diferença no seu potencial de atração.
Nossa dica é: escolha um local que ofereça um espaço amplo, tenha fácil acesso para veículos e que faça sentido para seu público-alvo.
Imagine que você vai abrir um auto center focado em linha pesada e tem 2 pontos à disposição:
Um que fica no meio de uma avenida super movimentada do centro da cidade e outro que fica às margens da rodovia mais importante da cidade.
Agora, responda: em qual desses dois lugares é mais fácil encontrar caminhões circulando?
Em qual das opções os caminhões terão mais espaço para entrar e sair do pátio da oficina?
Com certeza não é no meio do centro da cidade, concorda?
Esse exemplo demonstra como a escolha do local é estratégica para captar clientes e também para facilitar o acesso ao seu estabelecimento.
Uma má escolha pode dificultar muito seus resultados, por isso, pense bem antes de fechar a compra ou locação de um imóvel.
4. Confira a concorrência local
Antes de bater o martelo sobre a localização do seu negócio, avalie qual é o tamanho da concorrência ao seu redor.
Em muitos casos, vale buscar um local mais afastado, mas que tenha menos oficinas por perto.
Em outros, não vai ter como fugir da concorrência.
Um exemplo são retíficas de caminhões, que costumam ficam na beira de estrada, sendo muito comum ver uma ao lado da outra.
Nesse caso, ser vizinho do concorrente acaba sendo normal, mas dentro da cidade você consegue ter mais alternativas para evitar esse tipo de situação.
5. Não esqueça da parte financeira

Não tem como montar um auto center lucrativo sem ficar atento ao vai e vem do dinheiro.
Você precisa de muita atenção com o fluxo de entradas e saídas para avaliar a saúde financeira do seu negócio.
Para não perder o controle das coisas, anote tudo!
Seja em uma planilha, em um caderno ou sistema para oficinas, o importante é manter o controle para fazer correções de rota nos gastos e evitar o famoso “vermelho”.
Mas não basta ficar atento às contas, você também precisa ir atrás de soluções econômicas.
Na hora de encomendar uma maquinha de cartão, por exemplo, orce e negocie com diferentes empresas para escolher o melhor fornecedor.
Esse é um mercado que tem bastante flexibilidade para negociar valores de taxa para cartão e juros para antecipar recebíveis.
Tudo isso parece apenas um pequeno detalhe, mas faz muita diferença ao longo do ano.
6. Defina um nome estratégico
Nomes fantasia – as famosas marcas – existem por uma razão muito simples: elas ajudam as pessoas a lembrarem do seu negócio.
Por isso, a escolha do nome precisa de cuidado e atenção.
Ao batizar seu auto center, tome cuidado para não escolher um nome usado por concorrente e faça uma escolha fácil de memorizar ou que tenha uma boa sonoridade.
Quanto mais simples e marcante for sua marca, mais memorável ela será.
E quanto mais memorável ela for, mais fácil será para os clientes lembrarem de você quando precisarem de serviços automotivos.
7. Contrate os funcionários certos
Sabe quando seu time joga e você vê aquele lateral-esquerdo horroroso que não sabe marcar nem cruzar?
Bom, você não quer uma peça como essa de titular no seu auto center, certo?
Para evitar esse tipo de problema, seja rigoroso na contratação.
Avalie currículos, peça demonstração de experiência prévia no mercado de reparação, converse com antigos empregadores e faça uma entrevista para conhecer melhor a pessoa.
Tudo isso é fundamental para evitar erros de contratação de mecânicos, fator que pode minar a confiança dos clientes nos seus serviços e gerar um grande gasto.
Afinal, demitir um funcionário mal contratado vai custar mais caro do que investir em um bom recrutamento.
Saiba mais: Como contratar um Mecânico Automotivo? 6 dicas estratégicas
8. Compre equipamentos bons e que você realmente irá utilizar

Equipamentos e ferramentas modernas são muito úteis para agilizar as tarefas do dia a dia e assegurar que os serviços sejam bem executados.
No entanto, você não precisa sair comprando tudo de uma vez.
Comece pequeno, compre o essencial e vá ampliando aos poucos conforme o caixa da empresa ficar mais robusto.
Outro ponto importante: invista naquilo que você realmente vai usar.
Por exemplo, se o seu negócio é um auto center focado em troca de óleo, uma rampa de alinhamento ou um elevador automotivo é essencial, mas um guincho para sustentar blocos de motor não será tão necessário assim.
Evite comprar equipamentos não essenciais no começo para que você não tenha um custo inicial muito alto.
Saiba mais: Equipamentos para Auto Center: 6 escolhas indispensáveis
9. Na hora de equipar o auto center, busque bons fornecedores
Uma das dicas mais importantes sobre como montar um auto center lucrativo tem relação com fornecedores.
Você não precisa de empresas que vendem para seu negócio. Você precisa de parceiros que estão ao seu lado.
Por isso, faça uma boa pesquisa antes de negociar.
Verifique a reputação da empresa, as condições de pagamento, opiniões de clientes e até mesmo as queixas no famoso “Reclame Aqui”.
Por exemplo, ao buscar rampas e elevadores automotivos – que são equipamentos mais caros e que precisam oferecer qualidade, custo benefício e segurança – vale a pena conferir o portfólio da RW Elevadores.
Porém, essa dica não vale só para adquirir equipamentos mais caros.
Você deve negociar e verificar a reputação de todos os fornecedores, desde o vendedor de produtos de limpeza até a empresa que vai te fornecer uma peça de custo mais alto.
10. Projete o ambiente
Na hora de distribuir os equipamentos e definir onde cada serviço vai ser prestado, leve em consideração fatores como:
- Circulação de pessoas;
- Acesso ao veículo;
- Espaço onde o cliente será atendido;
- Local onde peças e ferramentas serão instaladas e armazenadas.
Pode parecer preciosismo, mas projetar o ambiente é um fator importante para evitar riscos, aumentar a segurança de colaboradores e clientes e também para evitar bagunça.
11. Registre a sua empresa

Formalizar seu negócio é fundamental, tanto para evitar problemas com autoridades da prefeitura e da Receita Federal quanto para elevar o profissionalismo do seu auto center.
Atuar na informalidade é um risco para você e para os clientes, portanto, dê um gás e faça todas as etapas necessárias para formalizar a sua empresa.
Isso inclui:
- Abrir um CNPJ;
- Registrar a empresa na junta comercial;
- Tirar alvarás de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros;
- Escolher o regime de recolhimento de impostos;
- Definir o porte da empresa.
- Emitir notas fiscais.
Atualmente, um auto center pode ser registrado como MEI (microempreendedor individual), Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Dentre os regimes tributários à disposição, você pode escolher entre o simples nacional e o lucro presumido (isso vai depender muito do seu faturamento mensal).
Acertar na escolha desses fatores gera impacto direto nas finanças, especialmente na hora de economizar com impostos, de maneira legal.
Portanto, para evitar problemas, busque um contador.
Esse profissional vai ajudar muito em todos os processos de formalização, especialmente na hora de definir o regime tributário e o porte empresarial.
12. Contrate um sistema interno para melhor organização
Se você tem um dinheiro sobrando, vale muito a pena investir em um sistema para oficina mecânica.
Esse tipo de ferramenta consegue concentrar todos os cadastros de clientes, além de facilitar no controle financeiro e na emissão de documentos como notas fiscais, ordens de serviços e orçamentos.
13. Não esqueça da divulgação!
Para colher resultados e ter um auto center lucrativo, o marketing é seu grande aliado.
Divulgue seus serviços nas redes sociais, faça anúncios no Google ou em canais de comunicação (como rádio, TV e outdoors) e monte seu perfil no Google Meu Negócio para que as pessoas tenham facilidade para encontrar seus serviços.
O marketing é cheio de detalhes e pontos de atenção, por isso, pensando a longo prazo, vale contratar um profissional especializado para cuidar dessa parte.
14. Monte um plano de ação

Agora que você já sabe como montar um auto center lucrativo, é hora de organizar seus passos.
Um plano de ação é o melhor documento para organizar cada uma das atividades necessárias e coordenar o que precisa ser feito primeiro e quais tarefas devem ser deixadas para o fim.
Por exemplo, antes de pensar em fornecedores, você precisa formalizar o negócio e encontrar um ponto comercial, concorda?
Um plano de ação vai ajudar a evitar erros no andamento das atividades para abrir o auto center, facilitando o cumprimento das tarefas e das demandas burocráticas.
Para começar um plano simples, comece dividindo as tarefas por necessidade e por prazo de cumprimento.
Priorize o essencial para começar e sempre revise sua lista para organizar melhor e coordenar cada etapa da abertura do negócio.
Pronto para tirar as ideias do papel?
Abrir um auto center lucrativo não é algo tão complicado se você tem conhecimento sobre as principais etapas e necessidades para estrear seu negócio da melhor forma possível.
Esperamos que essas dicas ajudem você a coordenar seus passos e facilitar seu ingresso neste mundo cheio de oportunidades!
Por fim, fica a dica final: entre em contato com a nossa equipe para conhecer tudo que a RW Elevadores pode oferecer para seu auto center.
Além dos melhores elevadores e rampas automotivas, nosso catálogo oferece desde ferramentas portáteis como chaves de impacto até desmontadoras de rodas e balanceadoras.