Como montar uma estética automotiva? Guia completo (2024)
A gente sabe que o brasileiro adora cuidar do carro.
Todo mundo tem aquele amigo que não compra uma roupa nova há uns meses, mas bate ponto no lavacar e na loja de peças para deixar seu “possante” sempre em dia.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa feita em 2023, os gastos com produtos e serviços automotivos atingiram um patamar recorde: R$731 bilhões!
Nessa soma entram peças, revisões, acessórios e, claro, serviços de estética automotiva.
Só essa última categoria é capaz de movimentar bilhões de reais.
Um estudo feito pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), apontou que o setor de estética movimentou R$6,5 bilhões em 2021.
Ok, mas o que esses números revelam para você, que pensa em entrar nesse segmento?
Eles apontam que a estética veicular é um setor com alto potencial de faturamento, tanto pelo gosto dos brasileiros em arrumar o carro quanto pela alta no mercado de carros usados.
Pensando nisso, criamos esse guia completo sobre como montar uma estética automotiva para você começar ou então ampliar o seu negócio com sucesso.
10 passos para montar a sua estética automotiva
1. Antes de tudo, monte um planejamento!
Você não viaja sem saber onde vai se hospedar e como vai chegar até o destino, certo?
Então, por que abrir um negócio e investir um bom dinheiro em algo sem ter um planejamento?
Planejar é o melhor caminho para quem não sabe como começar a abrir uma estética automotiva.
Afinal de contas, você precisa colocar no papel alguns pontos importantes:
- Quanto você tem para investir?
- Quanto projeta gastar?
- O negócio será só seu ou será uma sociedade?
- Quando você pretende abrir o centro de estética automotiva?
- Qual público é o seu alvo? Donos de carros de luxo? Pessoas com poder aquisitivo mais baixo? Classe média-alta?
- Quantos concorrentes existem na sua cidade?
Primeiro surgem dúvidas e alguns pontos de atenção que você precisa ter em mente antes mesmo de colocar a mão na massa.
Já imaginou começar tudo e só no meio do caminho perceber que sua reserva de dinheiro não vai ser o suficiente para equipar seu negócio?
Esse tipo de erro pode atrasar o início das atividades ou até pior: interromper o seu sonho.
Por isso, o planejamento inicial é tão importante quanto abastecer o carro antes de sair para uma viagem longa.
Para deixar seu plano ainda mais sólido, não se esqueça também de listar seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Veja um exemplo:
Objetivo | Prazo |
Atender 5 clientes na semana | Curto (entre 1 e 3 meses) |
Faturar acima dos R$50 mil por mês | Médio (entre 6 meses e 1 ano) |
Abrir uma filial em outra cidade | Longo (acima de 1 ano) |
Não se esqueça que atingir objetivos é algo que custa dinheiro, portanto, tenha calma e pés no chão ao pensar suas metas e prazos.
2. Defina os serviços que serão oferecidos
Como abrir uma estética automotiva sem saber direito o que oferecer aos clientes?
Você precisa dedicar um tempo para escolher se o seu negócio vai ser mais nichado e oferecer menos serviços ou se a ideia é ser um centro estético mais amplo, que oferece diversas opções.
Não existe certo ou errado aqui, o importante é pensar na qualidade ofertada para o cliente.
Tudo vai depender de alguns fatores, o principal deles é a sua área de conhecimento, mas alguns outros também podem impactar essa escolha.
Por isso, fica a dica: analise bem seu portfólio de serviços e seu público em potencial para não ter surpresas com o retorno financeiro.
Confira uma lista de serviços que podem entrar no “cardápio” da sua estética automotiva:
- Espelhamento de pintura: aquele trato fino na lataria que deixa o carro com aspecto de novo e tira as imperfeições;
- Vitrificação: Aplicação de uma espécie de película que protege a pintura dos raios solares e outras ameaças, como risco causado por galhos;
- Higienização interna: Limpeza dos estofados e do assoalho do carro para remover pelos de animais, cheiro de cigarro e etc;
- Lavagem: Pode ser desde a básica até as mais completas, incluindo técnicas inovadoras como lavagem ecológica e lavagem a seco;
- Polimento de faróis: Técnica que remove aquele aspecto amarelado e opaco que surge devido à ação do tempo, sol e poeira;
- Martelinho de ouro e funilaria em geral: ideal para reparos de batidas e arranhões na lataria
- Hidratação de bancos de couro: um serviço nichado, mas que está ganhando relevância conforme os bancos de couro estão se tornando mais populares.
3. Escolha do local
Aqui entram dois fatores de peso: localização e infraestrutura.
Em termos de localização, é fácil entender porque ela é importante.
Você acha que uma estética automotiva voltada para carros de luxo vai ter mais clientes se abrir perto do condomínio fechado mais caro da cidade ou em um bairro de classe baixa?
Você precisa que seu local seja próximo aos pontos que a sua clientela mais frequenta.
Lembre-se que muitos vão chegar de carro, e vão ficar a pé até o serviço ficar pronto.
Por isso, é interessante escolher um local estratégico, como perto de um shopping center ou próximo a uma avenida movimentada e cheia de escritórios.
Mas aqui entra um ponto importante: quanto mais nobre é a localização, maiores são as chances de você ter gastos elevados com aluguel e iptu.
Em relação à estrutura, o segredo está em buscar um local que já esteja minimamente pronto para receber esse tipo de negócio.
Imagina montar uma uma estética automotiva onde antes era um restaurante?
Já imaginou o gasto com reformas e adaptações que precisam ser feitas?
Agora, se você já tem uma oficina e pretende ampliá-la para comportar o centro de estética automotiva, não tem problema.
Só não se esqueça que estética é sinônimo de limpeza, e nem sempre as oficinas conseguem ficar limpinhas.
Vale a pena estudar o seu espaço para saber se é viável inserir novos serviços no mesmo lugar.
4. Legalize a sua estética automotiva
Trabalhar sem os documentos certos dá mais dor de cabeça do que ser dono de um Marea Turbo.
Você pode receber multas da prefeitura, da receita federal, da vigilância sanitária, dos bombeiros etc. Não vale a pena abrir e depois correr atrás da papelada.
A melhor coisa a ser feita é se informar sobre todos os documentos e alvarás que precisam ser emitidos e só depois colocar a mão na massa.
Cada porte de empresa vai exigir uma certa documentação, mas em linhas gerais existem três coisas que não dá para abrir mão:
- A emissão do CNPJ;
- A formalização da empresa dentro de um regime tributário;
- A escolha de um modelo empresarial.
Se você não entende muito de contabilidade e desses aspectos mais técnicos da administração, a dica é pedir o auxílio de um contador.
5. Estabeleça uma gestão financeira
Agora vamos falar de dinheiro.
Você sabe que ele não dá em árvore e como é difícil e trabalhoso fechar o mês no azul, certo?
Não tem como abrir uma estética automotiva sem ficar de olho no fluxo de caixa, nas contas a pagar e receber, nos prazos de pagamento de fornecedores, na data de pagar o salário dos funcionários e assim por diante.
Seus serviços podem ser ótimos, mas sem gestão, a chance de fechar as portas é muito maior do que a chance de estourar no mercado.
Fazer a gerência financeira parece complicado, e realmente é, porém ela é indispensável.
Para te ajudar, use ferramentas como:
- Livros-caixa;
- Planilhas de controle;
- Sistemas informatizados de gestão.
A escolha vai depender do seu orçamento (e da sua paciência também).
O registro manual é mais barato e trabalhoso enquanto o uso das planilhas e do sistema já dão uma certa agilidade para essas tarefas, além de automatizar alguns cálculos.
Seja qual for sua escolha, só não se esqueça que a gestão financeira é tão importante para seu negócio quanto o combustível é necessário para um carro andar.
6. Capacite sua equipe
Como você vai oferecer serviços de qualidade se o pessoal que trabalha com você não tem conhecimento para executar essas tarefas?
Lembre-se que investir na capacitação do time é investir na sua empresa e na qualidade daquilo que ela oferece para os clientes.
Essa capacitação pode ser feita de diferentes maneiras:
- Cursos teóricos;
- Cursos práticos;
- Capacitações credenciadas por fornecedores e parceiros.
Além dessas opções, tem o famoso “de mestre para aprendiz”.
Você é fera no polimento?
Então chame seus funcionários para acompanhar como você faz o serviço e quais são as dicas para que o resultado final seja bom.
Agora, se você não tem verba para investir na capacitação, é possível buscar profissionais prontos no mercado de trabalho.
Mas, lembre-se: quanto mais capacitada é uma pessoa, maiores as chances do salário ser mais elevado.
7. Invista em bons equipamentos
Uma oficina mecânica funciona sem chave de fenda? Um marceneiro consegue trabalhar sem uma serra?
A mesma lógica se aplica para você, que deseja saber como montar uma estética automotiva.
Ferramentas e equipamentos servem não só para executar um serviço, em muitos casos elas diminuem o esforço e o tempo de trabalho, dando excelência para seu time.
Cada serviço pede um tipo de equipamento, mas existem alguns que não podem faltar na sua estética automotiva:
Elevador Hidráulico Pantográfico de Sobrepor:
Aumenta a quantidade de vagas no local e pode deixar o ambiente mais livre.
Seu uso também dispensa a necessidade de abrir valas no piso.
Elevador Hidráulico Pantográfico de Embutir
Ideal para quem deseja aperfeiçoar o ambiente interno e diminuir o espaço ocupado por equipamentos.
Elevador Hidráulico Pantográfico Móvel:
Ideal para quem precisa reorganizar os espaços e não deseja instalar elevadores em um só local.
Rampa Pneumática Pit Stop
Ideal para elevar a altura do carro sem deixar as rodas presas.
Tem travas de segurança que dão firmeza para sua equipe trabalhar sem riscos.
Desmontadora de Rodas
Agiliza o processo de montagem e desmontagem de rodas.
E além de acelerar o serviço, reduz o esforço braçal da equipe.
Macacos hidráulicos
O famoso “pau para toda obra”.
Auxilia na elevação unilateral do veículo e permite acesso às áreas mais difíceis de alcançar.
8. Networking e parcerias podem ser a chave do negócio!
Ao longo da sua trajetória na oficina mecânica, com certeza você conheceu outros mecânicos, donos de concessionárias, pessoas que trabalham com revenda de carros e etc.
Todas essas pessoas conhecem pessoas que conhecem pessoas…que podem precisar dos seus serviços.
Montar uma rede de contatos é muito interessante para captar clientes, identificar bons fornecedores e fazer parcerias com outras empresas.
Você não precisa construir sua rede antes de abrir, mas tenha sempre em mente que nutrir relacionamento com seus contatos é muito interessante para os negócios.
Inclusive, se você não presta algum tipo de serviço, mas conhece outro centro automotivo que faz esse trabalho, por que não montar uma parceria?
Ele te indica e você faz o mesmo, assim todo mundo acaba ganhando!
9. Não esqueça de divulgar a sua empresa
Não adianta abrir as portas e esperar que os clientes venham até você.
É preciso reservar uma parte do seu orçamento (e do seu tempo também) para criar algumas ações de marketing básicas.
Para começar, abra perfis nas redes sociais e configure uma conta no WhatsApp Business.
Com isso feito, você já tem em mãos ótimas ferramentas para começar.
Porém, se quiser melhores resultados, pense em fazer anúncios nessas plataformas ou buscar outros esforços de marketing, como criar um site, anunciar na emissora de rádio da sua cidade ou distribuir alguns panfletos na avenida mais movimentada.
Mas nem tudo no marketing se resume a divulgar.
Você também pode fazer outras ações, por exemplo:
- Criar um programa de fidelidade para os clientes;
- Formar parcerias com concessionárias, lojas de peças e oficinas mecânicas;
- Construir um programa de indicação para os clientes (quem indica ganha desconto ou algum outro benefício);
- Participar de eventos automotivos para divulgar sua marca diretamente com o público-alvo.
10. A primeira impressão é a que fica
Uma estética automotiva precisa ter…estética!
Deixar o espaço limpo e organizado é fundamental para oferecer uma boa experiência para os clientes e para os funcionários.
Inclusive, também é importante pensar em todos os processos de atendimento, afinal, quanto melhor ele for, maiores as chances de encantar as pessoas e fidelizá-las.
Se você investir em atendimento e organização do espaço, pode ter certeza que isso vai gerar um impacto positivo em quem frequenta o ambiente.
E, futuramente, esse impacto pode se desdobrar em clientes fiéis e indicações para novas pessoas, ou seja, tudo o que você precisa para gerar receita.
Quanto custa montar uma estética automotiva?
O quanto você precisa investir vai depender de diversos pontos, desde o imóvel até os serviços que serão oferecidos.
É possível estimar que uma estética automotiva precisa de, pelo menos, um local com 100m² e um investimento mínimo inicial de R$40 mil (e aqui entram despesas com aluguel, equipamentos, reforma etc).
Mas tanto o valor quanto o tamanho do local vão depender de quanto você tem à disposição para investir.
Só não se esqueça que você pode começar com uma estrutura mais enxuta e modesta e ampliar conforme o faturamento crescer.
Estética Automotiva ou Detailing: qual é o correto?
Ambos estão corretos, só que um usa palavras do nosso idioma enquanto o outro é uma expressão “importada”.
Mas se a gente traduzir a expressão, chegaremos a uma palavra próxima de “detalhamento”.
Então, é comum que algumas empresas chamem de detailing os serviços que oferecem cuidados mais detalhados e menos generalizados.
É comum encontrar no Brasil estéticas automotivas que transformaram o detailing num tipo de serviço, no qual o veículo passa por diversos procedimentos estéticos bem detalhistas.
Planejamento criado? Então, mãos à obra!
Nunca é tarde para começar um novo negócio.
E nós esperamos que esse conteúdo ajude você a desvendar como abrir uma estética automotiva de sucesso.
E se precisar de elevadores e demais equipamentos para montar o seu novo empreendimento automotivo, conte com a RW Elevadores.
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