Orçamento de Oficina Mecânica: 10 passos para montar o seu
Um dos segredos para ter uma oficina com boa reputação e alto volume de clientes é a transparência nos valores cobrados para cada serviço.
Essa clareza não é apenas uma questão de organização, mas também um direito do consumidor.
Sua clientela precisa saber exatamente quanto custa cada peça e a mão de obra aplicada, concorda?
A prestação de contas pode ser feita por meio de um documento simples, mas essencial: o orçamento da oficina mecânica.
Continue com a gente e descubra como montar um orçamento claro, organizado e transparente. Aproveite para conferir um exemplo prático de orçamento para oficina mecânica.
Como montar um orçamento de oficina mecânica
1) Entenda a diferença entre preço e valor
Vamos começar com o básico:
Preço é quanto o cliente paga por um serviço ou produto.
Valor representa os benefícios e a qualidade que o cliente recebe em troca.
O preço é o custo, enquanto o valor reflete elementos como a qualidade do trabalho, a experiência do mecânico, a garantia oferecida e até mesmo a confiança que o cliente tem na oficina.
Quer um exemplo? Imagine duas peças de freio, uma original e outra paralela.
O preço da peça original é mais alto, mas o valor também é maior, pois inclui garantia, bom desempenho e segurança.
Já a peça mais barata tem um preço menor e um valor reduzido, pois não possui os mesmos padrões de qualidade e segurança.
2) Identifique seu público-alvo
Agora que você já compreendeu a diferença entre preço e valor, vamos falar de público-alvo. Para acertar nos orçamentos, é essencial conhecer “quem é o seu cliente”.
Isso importa porque o poder econômico e o perfil de exigência dos seus clientes influenciam o valor a ser cobrado.
Sua oficina atende carros de luxo?
Então, isso significa que sua equipe foi treinada para atender esses modelos, você utiliza ferramentas compatíveis com os veículos mais sofisticados e há um cuidado ainda maior com os carros, considerando o investimento que seus clientes fizeram.
Isso reflete sua proposta de valor.
Mas fica o aviso: atender um público mais simples ou focar em carros populares não significa deixar de lado o valor da sua oficina, apenas será necessário ajustar os preços ao perfil do público.
Conhecer o público e entender quanto ele está disposto a investir nos seus serviços faz toda a diferença na hora de precificar e montar orçamentos.
3) Quanto vale a mão de obra da sua oficina?
Bom, nem só de custo de peças se faz um orçamento, concorda?
O preço de um serviço também precisa contemplar o esforço da sua equipe, a famosa “mão de obra”.
Para acertar nos orçamentos, é fundamental saber como calcular a mão de obra da sua equipe.
A conta pode ser um pouco complicada, então não vamos nos aprofundar aqui.
Mas não se preocupe, temos um artigo que explica em detalhes como calcular sua mão de obra.
4) Realize uma pesquisa de mercado
Conferir preços cobrados pela concorrência não é algo errado; na verdade, é uma prática comum em diversos nichos de mercado.
Acredite, pesquisar é essencial e, com certeza, seu concorrente já ligou para sua oficina para saber quanto você cobra em um serviço (e talvez você nem tenha percebido).
Resumindo: é necessário conhecer os preços praticados pela concorrência.
Isso é fundamental para ter um parâmetro e pode indicar se seus serviços são baratos ou caros demais.
Mas atenção: evite comparações entre oficinas de portes muito diferentes ou que atendem públicos distintos.
Foque em concorrentes mais próximos da sua realidade, para ter uma noção sobre os preços praticados por quem entrega um valor semelhante ao seu.
5) Considere os custos e despesas de cada serviço prestado
Saber quanto você deseja ganhar em um serviço é importante, mas, sem controle sobre os gastos, como acertar nos preços e garantir que não haja prejuízos?
Sem clareza sobre suas despesas, sua oficina corre o risco de cobrar um valor que parece vantajoso a curto prazo, mas que não sustenta o negócio a longo prazo.
Lembre-se: não existe precificação bem feita sem ter noção de despesas e custos.
Portanto, é essencial mapear custos diretos e indiretos de cada serviço, como materiais, mão de obra, aluguel, energia elétrica e até mesmo o desgaste das ferramentas.
6) Calcule o custo de cada peça trocada ou reparada
A precisão do seu orçamento passa pelo valor das peças envolvidas no serviço.
Só que não estamos falando só do quanto o item custa na revenda.
O valor total dela inclui possíveis despesas de frete e até mesmo os impostos aplicáveis.
Ao montar seu orçamento, tenha em mente quais serão as peças necessárias para executar.
Isso ajuda a dar clareza sobre o preço e demonstra seu esforço em dar transparência para o cliente.
Pense com a gente: não é muito melhor para o cliente saber exatamente quais peças vão ser necessárias, mesmo que isso gere um orçamento de valor mais alto?
Isso é bem melhor e mais honesto do que apresentar um orçamento e avisar o cliente na hora da entrega do carro que foi preciso incluir mais peças do que o previsto.
Nessa situação, um cliente mais desconfiado pode achar que está sendo vítima do famoso “empurrômetro de mecânico”.
Você não precisa passar por situações como essa concorda?
Então, descreva no orçamento cada peça usada e o valor para a troca de cada uma.
7) Cobrar por tempo ou por tipo de serviço?
Tem oficina que prefere cobrar por tipo de serviço enquanto outras se baseiam no valor hora da equipe para estipular o preço cobrado do cliente.
Não existe certo ou errado.
Seja qual for a sua escolha, o importante é ter um cálculo confiável sobre a hora de trabalho para evitar prejuízos ou preços exorbitantes.
Outro ponto a se pensar: mesmo que você seja super experiente, é difícil saber quanto tempo um serviço vai levar, afinal, tudo depende do estado de conservação do veículo.
Sempre existe aquele cliente que parece ter um problema simples, mas tem uma verdadeira bomba de quatro rodas para você desarmar, concorda?
E como você vai cobrar dessa pessoa o mesmo que cobra de outro motorista que mantém o carro em ordem?
É injusto com o motorista cuidadoso e com a sua equipe, que vai trabalhar bem mais sem ganhar mais por isso.
Tenha essas situações em mente caso opte pela cobrança por hora.
E não se esqueça também que essa modalidade de cobrança pode gerar menos confiança para o cliente.
A clientela pode simplesmente pensar que sua oficina demora mais para executar o serviço para receber valores mais altos.
É por essas e outras que a maioria das oficinas costuma cobrar por serviço.
Dessa forma, é possível dar mais clareza aos gastos, sendo possível praticar preços mais tabelados e fáceis de calcular.
8) Considere o lucro desejado
Você trabalha para ter dinheiro no bolso, certo?
E dinheiro no seu bolso nada mais é do que o lucro que a oficina rendeu.
Portanto, não existe orçamento de oficina bem feito sem que haja noção sobre a margem de lucro.
Mas, como saber o que é realmente lucro?
Para isso, você pode usar o markup.
O markup é um cálculo usado para determinar preços com base nos custos fixos e variáveis da oficina, os custos de compra de itens envolvidos no serviço e a margem de lucro aplicada.
Se o cálculo dá positivo, isso significa que sua oficina está lucrando com o procedimento, se der negativo, é hora de rever alguns fatores, como margem de lucro desejada ou os custos envolvidos.
Veja como calcular o markup:
Vamos considerar um exemplo de serviço de alinhamento de rodas, comum em oficinas. Para calcular o orçamento, utilizaremos o markup com base nos custos específicos e a fórmula mencionada.
O cálculo funciona assim:
Despesas Fixas (DF): 15% (representando aluguel, energia, salários, etc.)
Despesas Variáveis (DV): 5% (representando taxas sobre vendas, comissões, etc.)
Margem de Lucro (ML): 20% (o quanto você quer ganhar pelo serviço)
Em seguida, somamos as porcentagens definidas e subtraímos do total (100):
Então, chegaremos ao nosso markup para o alinhamento de rodas. No caso, o markup ficou em 1,67.
Ok, mas quanto devo cobrar pelo serviço?
Agora, é só fazer o cálculo de preço de venda, multiplicando o custo do serviço (no exemplo, será de R$ 50) pelo markup.
Pronto!
O preço de venda ideal para cobrir as despesas e alcançar a margem de lucro no serviço de alinhamento de rodas é de R$ 83,33.
Assim, você garante que não vai ter prejuízos e ainda vai colocar no bolso a quantia desejada para o serviço valer a pena.
9) Defina as formas de pagamento
Sabe uma coisa que afeta o orçamento e pouca gente leva em consideração?
O meio de pagamento.
Caso o cliente pague no dinheiro ou no pix, o valor é integralmente revertido para a oficina, portanto, a margem é maior.
Já ao pagar com cartões ou boleto, há uma taxa a ser paga para o banco emissor do boleto e para a bandeira do cartão.
Isso significa que parte do valor recebido do cliente será destinado para essas cobranças e seu faturamento será menor.
Tenha em mente as porcentagens cobradas pelas maquininhas de cartão e na emissão dos boletos no momento de fazer orçamento.
Caso você queira “recuperar” esse valor gasto com despesas bancárias, será necessário alertar o cliente que existe uma diferença de valor na compra via pix e dinheiro e no pagamento via cartão.
Isso é importante pois o cliente precisa saber sobre essas diferenças para tomar a decisão que mais lhe agrada.
10) O seu serviço tem garantia?
Você dá garantia para seu serviço?
Isso significa que, em caso de problemas, a oficina vai “trabalhar de graça” para ajustar a ocorrência, certo?
Só que isso não precisa ser tão de graça assim.
Como nem todo mundo dá garantia e você utiliza essa prática, isso demonstra que seu valor agregado é maior, portanto, isso deve se refletir no preço cobrado.
Sim, não é pecado cobrar um pouco mais do que seu concorrente que não oferece garantia!
Mas tome cuidado para não exagerar nessa precificação e tornar seu preço muito mais alto.
Dica extra: contrate um software para oficina mecânica
Se você não é bom com números ou tem dificuldade de fazer os cálculos e controles de despesa, sua melhor opção é contar com auxílio da tecnologia.
Utilizar um sistema para oficina mecânica – que ajuda no controle de estoque, gestão financeira e emissão de orçamentos – é uma excelente forma de fugir de preços desajustados e confusão na hora de calcular valores.
Lucro e confiança garantidos
Depois de ler todos esses detalhes sobre orçamento para oficinas mecânicas, é provável que você pense que isso é complexo demais ou dá muito trabalho, porém, convidamos para uma reflexão:
Como você vai sustentar seu negócio e fazer com que a oficina cresça sem cobrar o que é justo?
Clareza em preços é um direito do consumidor, além de ser um conhecimento fundamental para organizar as finanças e tomar decisões importantes, como contratar mais pessoas, reduzir gastos desnecessários e até negociar com fornecedores.
Por isso, fica a dica: vale a pena dedicar um tempo nesses cálculos para oferecer ao seu cliente transparência, assertividade e bom custo-benefício (isso sem falar no seu retorno financeiro, é claro!).
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